FALANDO DE SENTIMENTOS – POSSE

POSSE

Por Beatriz Breves

A posse é um sentimento que pode conduzir a pessoa em diversas direções.

Quando, por exemplo, a pessoa sente a posse de si mesma, tanto pode vivenciar a autonomia, ao experimentar a liberdade em suas escolhas e tomadas de decisões, quanto pode se aprisionar em um cárcere pessoal, ao experimentar a rigidez de se sentir tão dona de si mesma a ponto de não precisar de nada e nem de ninguém.

Existe também a possibilidade de sentir a posse agregada ao sentimento de desapego. Com essa dupla de sentimentos, a pessoa pode experimentar a tranquilidade e a gratidão por aquilo que tem e um dia poderia perder.

Diferente da posse agregada ao apego, que leva a pessoa a vivenciar a angústia e a falta daquilo que tem e um dia poderia não ter mais.

Há também o sentimento de posse do outro. Nesse contexto, não importa se em grau maior ou menor, a posse costuma ser nociva, pois ninguém tem o poder de tornar o outro objeto de sua propriedade.

Assim, o sentimento de posse é um sentimento versátil que tanto pode emancipar quanto subjugar a própria pessoa, daí a sua importância no reino dos sentimentos.

Você também pode se interessar por: