FALANDO DE SENTIMENTOS – EMPATIA

EMPATIA

Por Beatriz Breves

A empatia, usando uma metáfora moderna, é um sentimento que funciona como um wi-fi que possibilita o emparelhamento e a formação de uma rede entre duas ou mais pessoas. Assim, funcionando como um sinal, a empatia capacita, com certa precisão, a assimilação do que está sentindo a pessoa conectada.

De fato, a empatia agrega em sua vibração a possibilidade de compreender o outro, o que a torna um dos sentimentos que retoca a condição do ser humano enquanto ser social, pois para se viver bem em sociedade é fundamental que sintamos empatia pelo outro e, em simultâneo, que o outro sinta empatia pela gente.

Outro aspecto, em certo sentido curioso, é o fato da empatia, talvez, ser um dos poucos sentimentos que viabiliza o aprendizado com a experiência do outro, pois sendo possível assimilar o que o outro sente somos capazes de aprender.

Portanto, a empatia facilita, e muito, o convívio interpessoal, o que auxilia as pessoas na obtenção de melhor qualidade de relações e, consequentemente, de vida.

Você também pode se interessar por: