FALANDO DE SENTIMENTOS – ALEGRIA

ALEGRIA

Por Beatriz Breves

O sentimento de alegria é interessante porque se inclui em várias situações de vida, podendo assumir diversos tons, e até semitons, com diferentes qualidades de vibrações.

Há o sentimento de alegria de viver, ao qual se agrega o sentimento de paz. Esse é duradouro, pois a pessoa sente alegria com a vida e consigo mesma, apesar dos sofrimentos que possa estar enfrentando.

Mas tem, também, o sentimento de alegria transitória, que costuma ser sentido pelo recebimento de um presente, pelo encontro com uma pessoa, por uma conquista na vida, etc. Estas são alegrias por situações temporárias e que se apresentam de forma fugaz, rasteira e passageira.

E, ainda, tem o sentimento de alegria festiva que costuma ser sentido em ocasiões de festas, feriados, etc. A curiosidade desta qualidade de alegria é que está agregada aos sentimentos de mágoas, tristezas, revoltas, enfim, aos sofrimentos internos, o que eleva o seu tom, chegando quase ao tom do sentimento de euforia.

Portanto, é de alegria em alegria, não sei se você concorda comigo, que vamos tocando a vida ou como diz a canção “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso: “Caminhando contra o vento (…)/ Sem lenço e sem documento/ Nada no bolso ou nas mãos/ Eu quero seguir vivendo, amor/ Eu vou/ Por que não, por que não? (…)” ¹

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.84. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

________

¹ VELOSO, C. Alegria, Alegria. Disponível em: http://dicionariompb.com.br/Caetano-Veloso/discografia.

Você também pode se interessar por: