FALANDO DE SENTIMENTOS – PERPLEXIDADE

PERPLEXIDADE

Por Beatriz Breves

Quando somos colocados frente a uma situação inusitada, aquela que nos deixa paralisados sem saber o que dizer, pensar ou sentir, costumamos vivenciar o sentimento de perplexidade.

Isso acontece porque, diante de situações bizarras, é ativado dentro da gente um volume muito grande de sentimentos, muitos deles até contraditórios. Podemos, ao mesmo tempo, estar sentindo raiva, amor, humor, tristeza, alegria, indignação etc.

E é em consequência dessa mistura de sentimentos que se instala uma certa condição anestésica, ou seja, a gente sente como se nada estivesse sentindo, o que em certo grau nos paralisa diante do acontecimento.

De fato, a perplexidade funcionaria como um sentimento de defesa que se impõe, tal qual uma barreira, ao grau de volume de sentimentos que, em maior ou menor escala, estaria ameaçando a capacidade de sustentação emocional de uma pessoa.

Então, quando estiver sentindo perplexidade o melhor a fazer é tentar identificar os sentimentos aos quais ela se impôs e, assim, elaborar a situação.

Você também pode se interessar por: