FALANDO DE SENTIMENTOS – HUMILDADE

HUMILDADE

Por Beatriz Breves

O sentimento de humildade talvez esteja entre os mais importantes sentimentos no que diz respeito ao relacionamento com os outros e com a vida. No entanto, quando o sentimento de humildade se apresenta, é importante reconhecer o que está agregando.

Digo isso porque se a pessoa aceita ser colocada em posições rebaixadas, se ela se sente inferiorizada e não merecedora da consideração alheia, o sentimento humildade está agregando a baixa autoestima, ficando a serviço do sentimento de humilhação.

Por outro lado, se a pessoa se mantém em posição de consideração, respeitando a si e ao outro, o sentimento de humildade está agregando a alta autoestima, ficando a serviço do sentimento de engrandecimento pessoal.

E há uma terceira possibilidade: quando alguém não se permite sentir humildade. Nesse caso, outros sentimentos, como o de arrogância, prepotência, presunção etc., tomam a pessoa.

Portanto, se faz muito importante estarmos atento ao nosso sentimento de humildade, pois dele depende muito o nosso amadurecimento enquanto ser.

 

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.62. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

Você também pode se interessar por: