FALANDO DE SENTIMENTOS – PACIÊNCIA

PACIÊNCIA

Por Beatriz Breves

Sentimento dos sábios, das pessoas experientes e amadurecidas, a paciência é o sentimento do acolhimento, capaz de estabelecer uma relação com a passagem do tempo e que serve de interconexão entre alguns sentimentos como, por exemplo, os de paz, tolerância, perseverança, confiança, resignação, etc.

Por uma analogia, alguns sentimentos estariam para os dispositivos de um computador – seu HD, memória RAM, placa de som, placa de vídeo, etc.- e, nesse caso, a paciência estaria para a placa mãe, aquela que acolhe e serve de interconexão entre os dispositivos ali acoplados.

Mas é curioso que há quem considere a paciência como uma atitude: – “Ele se mantém paciente”. Sem falar que há quem a entenda como arte: – “Ela tem a arte da paciência”. E até mesmo como santa: – “Minha santa paciência!”.

E haja paciência para tantas formas de se assimilar a paciência!

Brincadeiras à parte, talvez, para facilitar o entendimento da paciência como um sentimento, seja mais fácil falar sobre a impaciência.

Um sentimento que vem imperando no mundo atual devido a comunicação quase que imediata possibilitada pela internet, celulares, etc., que exige das pessoas respostas em tempo acelerado, para que não percam o rumo da prosa e não se sintam impacientes, ao mesmo tempo que levam os outros a impaciência. E isto porque é fato que o minuto de hoje é experimentado como uma semana de antigamente.

E agora é preciso concluir porque se continuar escrevendo ninguém se sentirá com paciência para ler. Então: Santa paciência! Para tanta transformação, reaprendizado e mudança de ritmo, só mesmo com a arte da paciência; e, assim mesmo, haja paciência!

Sentimento publicado no livro “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves. p.76. RJ:Mauad X. 2019.

www.mauad.com.br

Você também pode se interessar por: